Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Clara

Maria Clara

Sab | 14.09.19

Como organizo o meu estudo - Back To School

Maria Clara

Olá a todos, hoje começa a série "Back To School" aqui no blog. É a primeira vez que trago esta série ao canal e decidi começar mais tarde porque este ano não vos trago muitos posts, uma vez que considero haver inúmeros sites que já vos proporcionam esse tipo de conteúdo.

BeFunky-photo

Para primeiro post sobre Back To School vou partilhar com vocês algumas dicas para organizarem o vosso estudo.

1. Comprarem uma agenda

Por alguma razão esta é a primeira dica que vos dou. É muito importante terem uma agenda sempre com vocês, principalmente se vão para o secundário ou para a universidade. 

Ao início, se não estiverem habituados, pode ser difícil lembrarem-se de escrever tudo aquilo que têm para fazer, mas com o tempo vão-se acostumando e a agenda vai facilitar-vos a vida.

2. Estudarem num local calma e organizado

Acho muito importante o estudo ser feito num sítio onde vocês se sintam confortáveis e acima de tudo onde haja silêncio. Confesso que não consigo compreender as pessoas que não se incomodam de estudar com barulho. Acho que para o estudo ser eficaz o melhor mesmo é irem para um local calmo, seja o vosso quarto, a sala de estar, algum café na vossa cidade ou a biblioteca.

Para além disso, é fundamental que a mesa na qual estão a estudar esteja totalmente organizada, sem objetos que vos possam distrair ou material a mais. O essencial é um estojo com o material necessário, caderno/dossier, resumos (se tiverem) e o manual. O telemóvel eu opto por colocar na em cima da mesa, porque sei que enquanto estudo não sinto a necessidade de ir mexer nele. No entanto, está sempre sem som.

3. Matéria dada, matéria estudada

Tenham sempre esta frase na vossa cabeça. E se seguirem todos os dias esta dica, acreditem que na altura dos testes/frequências não vão andar sobrecarregados. Se todos os dias, ao chegarem a casa estudarem a matéria que foi dada, essa parte já está arrumada. Claro que têm de conciliar isto com outras tarefas que tenham, mas é tudo uma questão de olharem para o vosso calendário e para a vossa agenda e perceberem quais são os dias em que têm mais e menos tempo livre e então, adaptar aos conteúdos que têm de estudar.

4. Abdicar de saídas com os amigos?

Pois a grande questão com que nos debatemos várias vezes. E isto só depende de vocês. Vou só dar-vos um pequeno exemplo: no ano passado tive uma festa no fim de semana anterior a um exame. Queria mesmo ir àquela festa e sabem o que fiz? Fui! Sim fui, mas sempre consciente que dias antes teria que trabalhar e estudar mais para compensar esse dia perdido. Até vos conto mais, um dia antes, também do mesmo exame, tive um casamento. Disse aos meus pais que não iria, porque era um exame muito difícil e queria estar preparada. Os meus pais acabaram por me convencer e lá fui. Mas novamente, dias antes estudei mais para compensar esse dia. O resultado da minha nota no exame? 19 valores.

Acreditem, isto aconteceu. Por isso vos digo, só depende de vocês. Se acham que conseguem conciliar o estudo com algum evento que venham a ter, vão. Se estão demasiado atrasados na matéria e seria mais viável ficarem a estudar, não abdiquem desse tempo e fiquem a estudar. Eu pessoalmente, nunca tive de abdicar de muitas saídas à noite por algum teste ou exame. Mas se alguém tiver de o fazer, não me vou arrepender. Temos tanto tempo para ir a festas ou estar com os amigos.

5. Adaptem o vosso estudo

Não vão pelo que os outros façam. Não é porque o melhor aluno da turma faz resumos que vocês devem fazer e também não é porque o pior aluno da turma estuda por powerpoints que vocês não o devem fazer.

Aquilo que vos aconselho é verem como é que conseguem aprender melhor e para isso terão que experimentar todas as formas até encontrarem a mais viável. E não usem o mesmo método para todas as disciplinas, porque são todas diferentes. Por exemplo, eu para umas disciplinas só consigo estudar através de resumos, outras através de escrever e decorar e outras a fazer exercícios. 

Encontrar o vosso método é muito importante e facilita imenso o vosso estudo. Já vi pessoas que só conseguem aprender se lerem, já vi muitos que só conseguem assimilar a matéria se a explicarem para outras pessoas, muitas pessoas até falam para as paredes. Sei que parece estranho, mas desde que funcione é o que interessa.

6. Façam um plano de estudos

Fazer um plano de estudos é das coisas mais importantes para mim. Não consigo começar a estudar sem definir aquilo que vou estudar e quando vou estudar. Por isso, assim que tiverem os vossos horários definam um plano de estudos. Se já o fazem, acho que não devem abdicar de o fazer.

7. Estudem no horário em que são mais produtivos

Todos nós temos um horário em que produzimos muito mais e o estudo fica mais facilitado. No meu caso é à tarde. De manhã, prefiro ficar sempre a dormir mais umas horas, ou até mesmo ficar na cama. Só estudo de manhã durante a época de exames, caso contrário só o faço durante a tarde. Também há quem seja mais produtivo durante a noite, já eu se estudar à noite garantidamente que adormeço.

Portanto, depende de cada um, é só definirem o vosso plano de estudo de acordo com o horário em que são mais produtivos.

 

Espero que tenham um ótimo regresso às aulas. 

Boa sorte!